Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

ACE, Prefeitura e Policia Militar discutem situação dos moradores de rua

Nesta tarde de terça-feira, 17, na sede da ACE Ourinhos, foi realizada reunião entre representantes da Secretaria de Assistência Social de Ourinhos, Policia Militar e representantes da ACE para iniciar um trabalho junto aos moradores de rua.

O atual Secretário de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos, e sua equipe apresentaram os departamentos ligados à Prefeitura e à Secretaria de Assistência Social que trabalham diretamente com os moradores de rua, indigentes e trecheiros presentes na cidade.

Ramos destacou as atividades realizadas pelo Centro POP, que atende a população em situação de rua, objetivando a reintegração na sociedade, disponibilizando pernoite, higiene, alimentação e serviços de saúde. O Núcleo POP está instalado na Rodoviária Municipal. O secretário ressaltou ainda o trabalho da equipe de abordagem, que presta serviço com uma van recolhendo pessoas nas ruas e praças.

O comandante da 1ª Cia do 31° BPM/I, Capitão Alyson, esclareceu as responsabilidades da Polícia Militar e informou que a maioria das reclamações com relação aos indigentes não cabe à instituição, já que não há lei que impeça a liberdade de ir e vir de qualquer pessoa. O capitão comentou também a questão da discriminação por parte da população, salientando que a PM só tem o direito de agir em situações onde o indivíduo esteja gerando uma situação de risco para a sociedade ou para si próprio.

Um dos principais assuntos em pauta foi a questão da esmola e o quanto essa prática dificulta o trabalho das entidades assistenciais. Algumas ações pontuais foram definidas pelos presentes e uma nova reunião será agendada em breve entre as entidades. Haverá ainda um encontro com as autoridades religiosas, católicas e evangélicas de nossa cidade para apresentar proposta de ajuda ao combate à mendicância e também com relação à distribuição de alimentos para os moradores de rua, conhecidos como “sopão”.

Entre as ações já aprovadas, está a confecção de uma cartilha que será elaborada pela Secretária de Assistência Social, com apoio da ACE, para divulgação. A distribuição dos panfletos de combate à mendicância contará com o apoio da AMO SIM.

A Secretaria de Assistência Social disponibilizou dois telefones para serem usados pelos empresários, caso haja qualquer problema com os moradores de rua: Abordagem Social: 99605-6840 e Cenro POP: 3326-5348.

Estiveram presentes na reunião, representando a Secretaria de Assistência Social, o secretário da pasta, Felipe Pereira Ramos; José Roberto Tasca, Secretário Adjunto; Renata Motta Campos, do Centro POP; além de Fernanda Gabriele Zulmires de Campos e Kamila Castro Jamel, do Núlceo de Apoio a Infância e Adolescência (NAIA).

Pela Polícia Militar, se fez presente o Capitão Denilson Alyson Correa, comandante da 1ª Cia do 31° BPM/I Pela Associação Comercial, participaram do encontro o presidente da ACE, Diógenes Correa Leite; o vice presidente, Alexandre Mariani; a 1ª secretária Rosinei de Castro Pereira Ikuno; o 2º secretário e presidente do Sincomércio, Frednes Correa Leite; o 1º Tesoureiro Robson Luis Martuchi, os Conselheiros Priscila Castanha Ziglio e Arnaldo Crivelli Vieira, além de colaboradores da entidade. Em nome da Câmara Municipal, marcaram presença os vereadores Anísio Aparecido Feliceti e Eder Julio Mota.

 


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

  • CDC

PARCEIROS