31 Ago 2018 | HRS

ACE orienta aos lojistas como evitar fraudes no comércio


Foi realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), sexta-feira, 24, reunião com o Dr. Gilvano José da Silva, responsável pelo setor jurídico da ACE, com o tema “Fraudes”. Os empresários presentes foram orientados sobre como as lojas devem se comportar ao detectarem restrições impossibilitando a aprovação de vendas e, ao mesmo tempo, manter cautela mediante ações fraudulentas, pois mesmo havendo prevenções, ainda há ocasiões que causam prejuízo ao comércio local.

O final do ano está chegando e a demanda de consumidores aumenta. Em períodos como esse, em que a rotina é alterada, aumentam os extravios e furtos de documentos e cheques, fato que pode gerar uma série de consequências para o nome do consumidor e prejuízos para os lojistas.

Nas Óticas Carol, a gerente Alexandra Sanzogo Viera conta que “dois indivíduos vieram em nossa loja e efetuaram uma compra maior do que permitido por suas rendas, então decidimos checar os seus documentos e constatamos a inautenticidade. Entramos em contato com a polícia, mas como não houve danos à loja, não fizemos B.O., apenas avisamos todos os demais comerciantes que fizeram a consulta dos mesmos CNPJ e demais documentos para que não vendessem a essas pessoas”.

Dirceu Moreira, gerente da ACE Ourinhos, disse que a reunião foi muito informativa para evitar casos como o da ótica: “Foram fornecidas informações para os lojistas sobre a importância de saber conferir as documentações na concessão de crédito. Apesar das consultas da ACE serem seguras, é necessário treinamento dos colaboradores crediaristas; analisar a veracidade dos documentos, conferir datas de nascimento e expedição de RG, confrontar CPF, principalmente quando trata-se de filial de uma loja, pois ocasionalmente, acabam passando apenas dados menos importantes às sua matrizes, as quais acabam consequentemente habilitando o crédito”.

A consulta hoje ao SCPC é imprescindível, além das informações objetivas é importante se atentar para o score do cliente. A Boa Vista SCPC orienta redobrar a atenção e a comunicar de forma rápida o ocorrido aos órgãos responsáveis para que o prejuízo não seja ainda pior. Confira no site as dicas: https://www.boavistaservicos.com.br/noticias/boa-vista-scpc-orienta-consumidores-contra-fraudes-nas-ferias/

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