Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

DEZEMBRO VEM O NATAL E COM ELE O AMIGO SECRETO

“Amigo é coisa pra se guardar

Debaixo de sete chaves,

Dentro do coração,

assim falava a canção que na América ouvi,

mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir”                                     

(Canção da América by Milton Nascimento)

 

            “Amigo secreto é uma brincadeira bastante tradicional na nossa cultura brasileira, que geralmente ocorre na época do Natal, e consiste na troca de presentes mutuamente com os participantes, mas a magia da brincadeira festiva está no efeito surpresa na hora da revelação por não saber quem tirou quem, pois o amigo era secreto e foi revelado na hora, e a brincadeira vai gerando um clima de alegria e fraternidade, com o intuito de proporcionar sempre a diversão; o brincar, o reunir e o estar todos juntos.

A origem desta festiva do Amigo Secreto, alguns historiadores dizem que começou há muito tempo, na Grécia Antiga, quando os gregos presenteavam algumas pessoas influentes, aleatoriamente, em datas festivas. Outros já dizem que surgiu com os povos nórdicos, por volta do século XVIII, que trocavam presentes para celebrar o pacto com os deuses.

No Brasil é uma brincadeira popular realizada geralmente no mês de dezembro, sendo um momento oportuno para agradecer e comemorar as realizações do ano que se finda, onde se reúnem adultos e crianças, criando um espaço de acolhimento e partilha, onde todos podem brincar de forma espontânea e democrática, sendo sempre um convite; brinca quem quiser participar!

Este fenômeno popular do Amigo Secreto com a troca de pequenos “mimos’ de presentes, irão impactar a compra e vendas de produtos, impulsionando assim, o comércio e fomentando a economia para atender as demandas. Portanto o Comerciante e Logista tem a oportunidade de fazer ações estratégicas de vendas dirigidas a este consumidor sazonal do Amigo Secreto, aumentando assim, seu ticket médio de vendas.

O sorteio é uma diversão criando um suspense no ar. A dinâmica segue com recadinhos e bilhetes que podem ser deixados para o amigo dando pistas de quem seja, ou dicas na escolha do presente. Para criar um suspense ainda maior você pode inventar um pseudônimo com um nome fictício bem divertido, assim ninguém vai saber quem é quem, mas vai sim desconfiar, tornando a brincadeira ainda mais emocionante!

            No tão esperado dia da festiva de revelação do Amigo Secreto, uma pessoa começa descrevendo as características, qualidades e habilidades do amigo e os demais tentam adivinhar, enaltecendo assim a sua autoestima, onde todos participam e se divertem mutuamente.

            A brincadeira do Amigo Secreto nos ensina a conviver em grupo, com fraternidade e afetividade, sendo que esta sinergia positiva é fundamental para os relacionamentos interpessoais com os amigos, familiares e organizações, criando assim, um excelente clima fraternal e organizacional estimulando a competência interpessoal pelo nexo das habilidades comportamentais de saber lidar com relações e interações humanas na dimensão emocional-afetiva de forma eficaz.

A Competência Interpessoal é um fenômeno relacional que ocorre nos relacionamentos de pessoas num encontro com o outro. Saber que existimos um para o outro, neste momento é o sentimento mais sublime de Ser Humano, e nos mobiliza a vontade de estar juntos e comemorarmos os momentos vividos durante o ano que se finda, encerrando assim, um ciclo de auto realizações e de dever cumprido.

 Portanto a dinâmica da brincadeira do Amigo Secreto gera um contexto relacional adequado para o desenvolvimento da comunicação interpessoal, maximizando assim, sua competência interpessoal. O Amigo Secreto vai muito além do principio da amizade, numa expressão de afetividade e alegria, vai nos envolvendo numa sinergia positiva, e assim, nos aproximando como verdadeiros irmãos de jornada na senda da Vida de SER HUMANO.”

Meu amigo secreto é...

_______________________________________________________________________

*Professor Valdir Francisco Barbosa: Ourinhense; Empreendedor; Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial; Docente do Ensino Superior de Graduação e Pós-Graduação; Psicólogo; Especialista em Psicologia Escolar/Educacional; Analista Comportamental; Coach Pessoal e Profissional; Licenciado em Pedagogia e Geografia; Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos; Técnico em Segurança do Trabalho; Consultor em Gestão da Qualidade; Extensão Universitária em Psicopedagogia(FIO) e Arqueologia do Capitalismo(Unesp); Pós-Graduado em Gestão Escolar; Palestrante Motivacional e Formando em Processos Circulares/Círculos de Diálogos.


 


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

  • CDC

PARCEIROS