Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

EMPREENDEDORISMO: A nova via da Sociedade do Conhecimento

O Empreendedorismo em sua atual vertente traz grandes oportunidades de negócios com muita criatividade e inovação, com utilização e aplicação de altas tecnologias (high tech) em novos produtos e serviços. Procedimentos estes de vanguarda são necessários para enfrentarmos os desafios e adversidades da concorrência competitiva, num cenário conjuntural de instabilidade econômica denominada de “crise”, impactando assim numa retração do mercado, num atual mundo contemporâneo globalizado onde impera a lógica da constante mudança”.

Características vitais do potencial empreendedor:

Iniciativa:

São pessoas que não ficam esperando de outrem para que venham resolver seus problemas. São pessoas que começam coisas novas e iniciam um empreendimento inédito e desafiador. A iniciativa é um potencial motivador gerando capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age, interage e arregaça as mangas e parte em busca de seus objetivos e solução, dando assim um imput de energia com sua proatividade.

Aceitação do risco:

O empreendedor aceita riscos, ainda que seja muitas vezes cauteloso e precavido contra o risco, a verdade é que ele o aceita em alguma medida, mas é recomendável ter prudência com planejamento com riscos calculados para sua viabilidade econômica, dentro de uma proposta de sustentabilidade.

Autocontrole:

O empreendedor tem um autocontrole que na sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele se vê como capaz de controlar a si mesmo e de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos.

Trabalho em equipe:

O empreendedor em geral não é um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria com uma equipe, delega tarefas, trabalha em rede, faz parcerias, compartilha e obtém resultados por meio de colaboradores.

Persistência:

O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir com determinação até que as coisas comecem a funcionar adequadamente.

Empreendedor numa interface com o Administrador Empresarial:

Na administração empresarial são fundamentais 4(quatro) competências: Planejamento; Organização; Direção e Controle. O empreendedor tem intrínseco em potencial no seu tino profissional, essas quatro habilidades do administrador, com uma forte predominância para a habilidade de Direção, mas não se deve descuidar da fundamental habilidade de controle negocial, a única que não se pode delegar a outrem para não por em risco o seu empreendimento. 

 “O empreendedor fazendo um ótimo planejamento, com organização, direção e sob seu efetivo controle, com criatividade e inovação, terá grandes possibilidades de enfrentar e vencer a competitividade, mercados instáveis e eventuais crises econômicas.

Digo, Empreender é preciso!”

  

*Empreendedor, Coach Pessoal e Profissional, Psicólogo/Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia (Unesp), Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Formação de Consultor em Gestão da Qualidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.                


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

  • CDC

PARCEIROS