07 Fev 2018 | HRS

Inadimplência do consumidor cai 3,8% no acumulado de 12 meses, diz Boa Vista SCPC.


Em janeiro houve crescimento de 1,6% na comparação mensal.
02 DE FEVEREIRO DE 2018 – A inadimplência do consumidor caiu 3,8% no
acumulado 12 meses (fevereiro de 2017 até janeiro de 2018 frente aos 12
meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC.
Já na avaliação mensal com ajuste sazonal, janeiro apresentou
crescimento de 1,6%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de
2017, o indicador caiu 6,2%.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu queda nas
regiões Nordeste (-5,9%), Sudeste (-3,8%), Norte (-4,1%) Centro-Oeste
(-4,2%) e Sul (-0,1%).

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos
geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e
consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de
inadimplência. Com a perspectiva de crescimento da economia e renda,
juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada
sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das
famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um
ritmo estável do estoque de inadimplência em 2018.

METODOLOGIA

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da
quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas
informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm
como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para
avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve
atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries
dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA,
disponibilizado pelo US Census Bureau. Em virtude da Lei Estadual de
São Paulo n° 15.659/2015, a partir de setembro de 2015 passou-se a
usar como referência para este estado o número de cartas de
notificação enviadas aos consumidores em vez dos números de débitos
ativos na base do SCPC.

A série histórica do indicador está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista SCPC é a gigante do segmento de inteligência analítica
sobre consumidores e empresas.

Com mais de 60 anos de atuação e reconhecimento nos serviços
prestados, desde a origem do SCPC (Serviço Central de Proteção ao
Crédito), é referência em soluções de crédito, score, marketing,
gestão de riscos e fraudes entre outros serviços que estimulam a
rentabilidade das empresas.

Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC é a transformação de
dados de pessoas físicas e jurídicas em informações inteligentes
para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inovação, criando
soluções analíticas que dão segurança nas avaliações de crédito
e decisões de negócios.

A Boa Vista é pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor
brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociação de
dívidas, a autoconsulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento
para proteção a fraudes. Além disso, a Boa Vista também inovou ao
informar o score, uma pontuação que permite avaliar se o consumidor é
ou não um bom pagador, hoje, disponível gratuitamente pela internet em
www.consumidorpositivo.com.br.

A Boa Vista SCPC é precursora do Cadastro Positivo, que apresenta às
empresas credoras o histórico de pagamentos honrados pelos
consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crédito no
mercado.

Todas essas inovações reforçam a liderança da Boa Vista em serviços
ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decisões de negócios e em
todo o ciclo de crédito.
 

Voltar