Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

Microempresas precisam de certificado digital para transmissão da GFIP

As microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), optantes do Simples Nacional, devem obter ou renovar o certificado digital para transmissão da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) e o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) em 2016. Tanto a entrega da GFIP, quanto o recolhimento do FGTS ou de declarações relativas ao e-Social exigem certificado digital válido, respeitando um cronograma.

O alerta está sendo feito pelo Sincomércio de Ourinhos, entidade credenciada na cidade para emitir o Certificado Digital. Segundo Fred Correa Leite, presidente do Sincomércio, desde o dia 1º de janeiro as micro e pequenas empresas com mais de oito empregados já estão fazendo a entrega da GFIP e do e-Social com certificado digital. Já as empresas com mais de cinco e de três funcionários precisarão fazer a entrega das guias, a partir de 1º de julho de 2016, e 1º de julho de 2017, respectivamente, por meio de documento eletrônico.

As empresas que possuem mais de dez empregados já passaram por esta adequação recentemente, já que o prazo para esse grupo ocorreu em 31 de dezembro de 2015. Vale lembrar que o certificado é um documento eletrônico que autentica a identidade de uma pessoa, empresa ou site, assegurando que as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, tenham validade jurídica

Para empresas que já possuem o certificado digital, fica o alerta para o vencimento do documento – que pode ser de um a três anos – e é recomendado verificar a validade de cada certificado digital para conferir se há necessidade de renová-los antes da entrega.

Em Ourinhos, Sincomércio está à disposição para todos os esclarecimentos necessários. Informações e agendamento por meio do site www.sincomerciourinhos.com.br ou  telefone (14) 3326-1799.


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

PARCEIROS