Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

Palestra sobre o eSocial foi ministrada a empresários de Ourinhos pela ACE

Foi realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), quarta-feira, 15, a palestra idealizada pelo professor Dr. Julio Alberto Agante Fernandes, em parceria com a ACE, sobre “Ergonomia no contexto do eSocial”, além das explicações de outros aspectos importantes do tema. Participaram da palestra empresários e contadores de empresas ourinhenses.

Após o Decreto nº 8373/2014, de 11/12/2014, o Governo Federal instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o chamado “eSocial”. Por meio dele, as empresas terão que informar ao Governo, de modo unificado, os dados correspondentes aos trabalhadores, como: vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicação de acidentes de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre FGTS. O envio eletrônico desses dados facilitará o fornecimento das informações mediante às exigências fiscais, previdenciárias e trabalhistas. De forma dinâmica, o eSocial irá substituir e reduzir as burocracias e o preenchimento de formulários pessoais.

O professor Julio disse que “o objetivo desta palestra foi orientar empresários e colaboradores contábeis associados, dos reais objetivos de exigência do ‘eSocial’. A partir desse ano, a fiscalização sobre o uso deste está maior e nota-se que ainda há um despreparo dos gestores por ser uma implantação nova de tecnologia e por não ser tão simples de ser entendida. Esclareci as dúvidas vigentes na parte da ergonomia, mostrei as ferramentas necessárias para adequação, uso normativo da Tabela 23 e evidenciei que há toda uma legislação por trás do ‘eSocial’”, esclareceu.

Segundo Dirceu Moreira, gerente da ACE Ourinhos “é de suma importância que os empresários recebam as informações sobre a ergonomia no contexto do eSocial. Por ser uma inovação sistêmica e digital, ela busca a transparência facilitando as áreas contábeis, previdenciárias e tributárias. Acredito que os empresários que participaram da palestra terão agora um panorama regimental do ‘eSocial’”, disse.

Para maiores informações sobre o tema, deve-se entrar em contato com a ACE Ourinhos pelo telefone: (14) 3302-3300.


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

  • CDC

PARCEIROS