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PAPO DE EMPRESÁRIO - PLANEJAR É PRECISO

Para quem é do ramo de moda, vem aí o melhor mês do primeiro semestre.

Maio é um mês que merece uma atenção especial por parte do empresariado.
E essa atenção tem que ser em um sentido macro, cuidando de todos os detalhes.
Não adianta só se preocupar com as vendas. Existem outros detalhes que são tão importantes quanto vender.
Afinal é preciso entender uma máxima do comércio que diz: VENDER NÃO É CAUSA, É CONSEQUÊNCIA.
Essa é uma afirmação muito importante que tem que ser respeitada e aplicada.
Todos têm o objetivo da maximização das vendas, afinal este é nosso objetivo fim, mas é preciso se preocupar com todos os detalhes para que este objetivo seja atingido.
Vamos a um pequeno checklist:
- Preparou a loja? Como está a iluminação? E a exposição de produtos, está atrativa?
A melhor forma de avaliar sua loja é fotografar. Pegue seu celular e fotografe. O que você verá é o que seu cliente vê. Simples e eficiente. E dá resultado. 
Mas olhe com olhar crítico. Procure o que pode ser melhorado. 
- Preparou material para divulgação? Textos para rádio? Cartazes alusivos à data?
Quem não aparece, desaparece! 
Tem lojista que não faz uma mídia, não faz um cartaz alusivo a data e quer que o cliente entre. 
É preciso cativar e encantar o cliente. E mais que isso, é preciso ser lembrado e desejado. 
- Preparou o estoque? Comprou baseado nas vendas do ano anterior ou foi no “olhometro” mesmo?
Regra número um: Não acredite nos seus fornecedores. Eles sempre dizem que vai ser o melhor ano de vendas... que você vai perde vendas se não comprar muito... que o produto dele está explodindo no mercado... que todos lojistas compraram muito e só você não... Até existem exceções, mas são raras.
Compre com base em seus números, em suas vendas no ano anterior e na projeção de crescimento que você quer ter. O momento é de cautela.
Vou escrever uma coisa que pode até parecer bobagem, mas é verdade. É melhor faltar, que sobrar. 
Compre o que vende e somente o necessário. É o melhor conselho que posso lhe dar neste momento. Dinheiro não aceita desaforo!
- Treinou a equipe de colaboradores? O quadro é suficiente para este período?
E finalmente, e não menos importante, invista em sua equipe de colaboradores. 
Eles são a maior diferença competitiva que você pode ter. Sem eles você pode ter o melhor produto do mundo, mas se não souber oferecer e vender, não valem nada.
Eles são a “cara” e o motor de sua empresa. Nunca se esqueça disso!
Planejar é preciso. 
Se na “época das vacas gordas” esses detalhes não faziam diferença, em tempos de crise eles passam a ser essenciais.
O empresário precisa estar a par de seus negócios e conduzi-los com muito esmero e responsabilidade. 
Detalhes fazem grandes diferenças.
O que não nos é permitido é ficar esperando acontecer, pois para o mesmo cliente que você quer vender existem milhares de lojas querendo fazer o mesmo por ele.
Então “mãos a obra” e vamos planejar.

Alexandre Mariani
vice presidente da ACE Ourinhos


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