Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

Para alertar empresário sobre mudanças, Assesco realiza palestra sobre o e-Social

Com o objetivo de esclarecer empresários e profissionais da contabilidade de Ourinhos e região, a Assesco (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ourinhos) com apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE Ourinhos) e Câmara Municipal, realizou na última terça-feira (29) na Câmara Municipal de Ourinhos, a palestra “e-Social nas empresas”, sistema totalmente digital que está sendo implementado em todo Brasil, dentro de um cronograma de diversas mudanças através do Sistema Público de Escrituração Digital, SPED.

De acordo com o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Dr. Arnaldo Nunes, a palestra é uma ação para aproximar o empresário da realidade fiscal dos dias de hoje, mostrar como está funcionando o sistema e alerta-lo sobre a responsabilidade que sua empresa tem ao gerar as informações para o escritório.

“A comunicação entre empresa e escritório deve ser precisa e em tempo real, assim como uma nota fiscal eletrônica, que ao ser gerada, sai a data, a hora, os minutos, mercadorias, tudo especificado. Todas as informações geradas ficam numa plataforma a disposição do Fisco federal, estadual e municipal, tudo na nuvem. São mudanças introduzidas pelo SPED que estão acontecendo há mais de 10 anos, que se tratam da modernização da sistemática do cumprimento das obrigações acessórias”, disse.

Embora direcionada aos empresários, muitos profissionais da contabilidade também estiveram presentes na palestra, que foi ministrada pelo empresário contábil Profº Esp. Jairo Pereira.

“O e-Social é o fechamento de um ciclo de modernização, que alterou totalmente nosso trabalho, que antes era físico e agora é inteiramente digital, com assinatura eletrônica. Tais sistemas não são passíveis de erros e dão muito mais confiabilidade no trabalho feito pelo contabilista. Ainda é uma dificuldade para alguns empresários e profissionais, mas com a implantação do sistema, a tendência é melhorar e muito nosso trabalho, bem como para o empresário”, destacou Arnaldo.

A implantação do e-Social viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. A legislação prevê ainda tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

Para assistir a palestra era necessário doar um quilo de alimento não perecível, que foi doado para a Sociedade São Vicente de Paula de Ourinhos, que ajuda famílias necessitadas.

Legenda das fotos:

Membros da Sociedade São Vicente de Paula de Ourinhos, Guilherme R. Dias, Cloidas Dias e Cristina Camargo.


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

  • CDC

PARCEIROS