29 Mai 2019 | HRS

Parceira da ACE explica como funciona o score para ajudar a conseguir crédito


O termo em inglês “score” tem sido muito usado ultimamente. Muita gente inadimplente e precisando de crédito de um lado e o sistema financeiro nacional tentando fortalecer o crédito e manter mais gente consumindo. O “score” é um sistema que calcula os riscos do consumidor para o mercado; a pontuação que representa o comportamento de pagamento vai de zero até mil.

A dica mais importante é pagar todas as contas em dia para garantir bons índices de aprovação. Esse comportamento, além de garantir que o nome não será negativado, ajuda na hora de se buscar crédito ou financiamento, benefícios aos quais se torna mais difícil de ter acesso quando se está com o "nome sujo".

E justamente para definir o comportamento de cada consumidor e garantir uma análise e concessão de crédito mais qualificada e justa, é que o mercado se utiliza do “score”, uma pontuação dada para cada consumidor, por empresas gestoras de banco de dados, como a Boa Vista.

O significado dessa palavra inglesa é de fato “pontuação”. Já o termo 'score de crédito' significa a pontuação do consumidor para conseguir crédito na praça, tanto por meio de empréstimo, quanto financiamento e carnê. Em outras palavras, ajuda consumidores e empresas a realizarem negócios de crédito com menor custo, mais segurança e agilidade.

O “score” é um cálculo que considera, entre outros fatores, o histórico de pagamentos, desde as contas do dia a dia até financiamentos mais longos. Com essa informação, os credores avaliam se, dentro de sua política de crédito – cada empresa estabelece a sua –, o consumidor pode receber prazos e taxas mais adequados ao seu perfil. Sem o “score” e apenas com as informações das dívidas em atraso, o processo de concessão não é tão seguro e preciso.

 

BOA VISTA - A pontuação do “score“ da Boa Vista varia de 0 a 1000.  Quanto mais próxima de 1000, indica que o buscador de crédito no mercado tem mais probabilidade de pagar suas contas em dia.

É considerado score "abaixo da média" uma pontuação entre 0 e 549, ou seja, há uma probabilidade baixa do consumidor conseguir pagar dívidas. Quem tem estes pontos provavelmente está com algum registro de inadimplência, contas atrasadas, protestos e até mesmo ações judiciais.

O “score médio" está entre 550 e 624. Com essa pontuação há probabilidade de obter financiamento, crédito ou cartão de crédito. Mas é importante ficar claro que são as concedentes de crédito que determinam se aceitam ou não a pontuação média.

É considerado "bom" entre 625 e 699. Com esta pontuação, o mercado de crédito faz a leitura de que o consumidor é um bom pagador.

Tem “score muito bom" quem tem pontuação entre 700 e 799. O consumidor com um score nessa faixa pode até receber condições de crédito mais competitivas dos bancos, financeiras, instituições de crédito e lojas.

A consulta é simples, rápida e fácil! Primeiro, o consumidor precisa fazer seu cadastro no portal www.consumidorpositivo.com.br (o site da Boa Vista dedicado ao consumidor). Neste site o consumidor pode checar, gratuitamente, se está ou não com o "nome sujo" e qual é a sua pontuação de crédito.

 

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