03 Dez 2018 | HRS

Pequeno e médio empreendedor: soluções de análise de crédito tornam as vendas mais ágeis e seguras


O crediário é um bom negócio? Esse é um dilema diário do pequeno e médio empresário. Com os avanços das soluções de crédito, é muito fácil munir-se de informações precisas do consumidor, trazendo mais segurança no ato da análise do perfil do cliente.

Para quem está comprando, a análise de crédito também é positiva. “O consumidor que está querendo adquirir um bem ou um serviço, pode se tornar um cliente fidelizado. Com as inovações tecnológicas é possível ter uma aprovação de proposta de crédito rápida, personalizada e com taxas e juros e condições de pagamentos diferenciados da média do mercado. Essa relação de confiança pode tornar o relacionamento de consumo duradouro”, afirma o diretor financeiro da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Robson Martuchi.

A diretora de Produtos da Boa Vista SCPC, Lola de Oliveira, explica que mesmo com soluções modernas e eficientes no mercado, que de fato auxiliam o empresário a analisar com mais critério e segurança o perfil do seu cliente na tomada de decisão de conceder ou não o crédito, há os que ainda olham apenas a fotografia do débito, ou seja, se o CPF está ou não negativado, mesmo quando a forma de pagamento solicitada é no crediário.

Em um estudo recente, a Boa Vista constatou que 60,1% das consultas feitas nos últimos seis meses apresentam “nada consta” para restritivos, sendo que 47,4% apresentam alto ou altíssimo risco de se tornarem devedores nos próximos meses. Essa informação não é apresentada quando feita apenas a consulta da fotografia do débito, por isso a necessidade de se analisar, além do restritivo, o score (hábito de pagamento), e outras informações contidas em soluções inteligentes de análise de crédito.

Um outro dado da Boa Vista, que corrobora a necessidade de análises de crédito mais completas, é que 41,3% dos consumidores negativados no SCPC voltaram a apresentar algum débito no mercado em até 12 meses. Em casos como esses, se o empresário tem a informação na mão, pode fazer uma análise mais criteriosa e oferecer um crédito e um meio de pagamento mais adequados, que minimizem a probabilidade de uma futura inadimplência.

Outro estudo da Boa Vista identificou ainda que análises completas do comportamento do consumidor evitam perdas de até 38,7% com clientes que apresentam “nada consta” na consulta convencional de CPF. Assim, além de tornar mais assertiva a análise creditícia, o empresário pode reduzir os custos com cobranças de débitos futuros, para consumidores que têm alto risco de inadimplência.

“Ferramentas de análise de crédito cada vez mais tecnológicas, inovadoras e eficientes são capazes de apresentar, em poucos segundos, um histórico completo do comportamento do cliente. Logo, ajuda o empresário a prever, com mais objetividade, a probabilidade de pagamento da compra que está sendo solicitada. Por tudo isso, não basta saber se há ou não uma restrição, mas sim qual é a sua severidade, como o valor dos débitos, o segmento em que foi feito e o tipo do débito”, exemplifica Lola.

Pequenos e Médios empresários podem procurar orientação sobre como consultar SCPC na ACE Ourinhos, através do telefone (14) 3302-3300.

 

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