27 Jul 2017 | HRS

Percentual de cheques devolvidos atinge o menor nível desde 2014, segundo Boa Vista SCPC


A Boa Vista Serviços, administradora do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, divulgou uma ótima notícia relacionada ao combate à inadimplência. Segundo levantamento da entidade, o número de cheques devolvidos foi de apenas 1,83% em relação aos cheques movimentados no mês. Esse é o menor nível desde setembro de 2014, quando alcançou 1,80%.

Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados sofreu queda, já que em maio o nível foi de 2,11%, sendo o resultado registrado pela diminuição de 20,5% dos cheques devolvidos e retração de 8,2% para os cheques movimentados.

Segundo análise do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Diógenes Correa Leite, essa queda está relacionada à proatividade dos comerciantes frente à inadimplência. Na opinião do dirigente, as empresas estão cada vez mais buscando promover uma venda segura para evitar a inadimplência. “Com a consulta ao SCPC Cheque, é possível evitar o recebimento de cheques fraudulentos e de pessoas com histórico de sustação ou devolução de cheques, tornando assim a operação muito mais segura e confiável para a empresa”, informou Correa Leite.

O sistema, que está disponível para todos os associados da ACE Ourinhos, disponibiliza em uma única tela informações confiáveis sobre o emitente do cheque, auxilia na prevenção da ação de golpistas e falsificação de cheques e permite obter informações atualizadas e relevantes para avaliação e concessão de crédito.

O processo de consulta é extremamente ágil. Com o apenas o CPF ou CNPJ do consultado e os dados do cheque é possível obter em segundos um relatório detalhado que irá ajudar o comerciante a evitar ações fraudulentas.

O SCPC Cheque oferece ainda a ferramenta Alerta de Documentos/Cheques roubados, com informações incluídas pelos próprios consumidores que tiveram seus documentos ou cheques roubados, furtados, perdidos ou extraviados.

 

Voltar