06 Jan 2020 | HRS

PLANEJANDO 2020 COM OBJETIVOS E METAS PARA O SUCESSO


“Neste início de década do ano de 2.020, acontece conosco um fenômeno anual recorrente, em que emergem em nossa mente muitas ideias, desejos e planos. Na busca desses nossos planos, idealizamos muitos projetos para que eles se realizem no decorrer do ano com êxito e sucesso; mas muitos se rendem ao medo diante das incertezas e dos desafios. Neste ímpeto impulsivo, movido pelo desejo e vontade da libido, vai se criando uma forte expectativa do planejamento e gerando muita ansiedade, e nesta tensão circunstancial, acabamos procrastinando, perdendo o foco e também o entusiasmo para realizá-lo; e por fim, neste contexto de pressão e incertezas acabamos desistindo e abandonando o planejamento do projeto.  

Compreendamos que, o nosso destino é moldado e construído a todo o momento por escolhas e decisões. Estabelecer objetivos e metas são apenas o início de uma longa jornada em busca da realização dos projetos, mas são os alicerces e os pressupostos necessários e importantes para dar o impulso (start) na partida para realiza-los.

Um método pragmático de alcançar estes sonhos e realiza-los é traçar objetivos e metas com um planejamento racional e exequível. Neste método, o objetivo é um propósito com a intenção de um alvo; uma decisão genuína, ou seja, aquilo que se pretende alcançar ou realizar com determinação.

Convido você leitor a fazer um exercício agora, peque um papel e caneta e escreva o seu objetivo numa frase com um verbo de ação fornecendo uma direção, respondendo a pergunta: “Como posso alcançá-lo?”; relacionando a resposta a um propósito pessoal ou profissional. O objetivo é descrito sempre numa frase textual, para um entendimento racional, cognitivo e consciente.

A meta é um objetivo em termos quantitativos (numéricos) com um prazo menor, sempre relacionado com um tempo cronológico (data), para dar uma referência na busca do objetivo. A meta vai precisar de um plano de ação para se colocar em prática respondendo as seguintes perguntas: “Quando?” e “Quanto?”. A meta é uma projeção mental, uma posição visualizada no tempo e espaço na linha do tempo do futuro, sendo uma imaginação criativa, mas lembre-se, é preciso sempre colocar uma data para se ter um alvo como referência. A meta precisa ser mensurada (medida), pois você só consegue controlar e gerenciar aquilo que é medido em indicadores factíveis do planejamento.

Com objetivos e metas idealizados, você vai saber aonde vai, e caminhando, aproveite as possibilidades e oportunidades, mantenha sempre o foco, com uma atenção plena, dedicação e perseverança.

Seja otimista e vivencie os momentos com prazer e alegria, e se tiver dificuldades, lembre-se do Pai Celestial. Planejar é preciso, mas viver é Divino!"

*Professor Valdir Francisco Barbosa: Empreendedor; Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial; Comunicador na Web Rádio do Programa “Profissão e Carreira”; Psicólogo; Especialista em Psicologia Escolar/Educacional; Analista Comportamental Master-DISC; Coach Pessoal e Profissional; Licenciado em Pedagogia e Geografia; Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos; Técnico em Segurança do Trabalho; Consultor em Gestão da Qualidade; Extensão Universitária em Psicopedagogia(FIO); Int.Psicologia do Trabalho Organizacional(UNIFIO) e Arqueologia do Capitalismo(Unesp); Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.

Voltar