Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

Polícia Militar e ACE se articulam para fortalecer segurança no final de ano

Comandantes da Polícia Militar se reuniram com diretores da Associação Comercial Empresarial para discutir a segurança pública nas áreas comerciais de Ourinhos. Foram vários temas debatidos e, segundo a avaliação da ACE, a troca de informações foi bastante positiva. “Queremos estar cada vez mais próximos da PM para colaborar com a segurança do município”, afirmou Diógenes Corrêa Leite, presidente da ACE.

Participaram da reunião o vice-presidente da ACE, Alexandre Mariani, o diretor da ACE e presidente do SinComércio, Frednês Corrêa Leite, e os representantes da PM, Tenente Coronel PM Elvis Alessandro Fernandes Botega, que tomou posse como comandante do 31o Batalhão da PM no mês de setembro, e o Capitão PM Lucas Viol Franciscon, comandante da primeira companhia que cobre Ourinhos e algumas cidades da região.

Os oficiais da PM local apresentaram estatísticas positivas relativas às ocorrências em Ourinhos. A modalidade “roubo” ou “assalto”, por exemplo, que pressupõe o uso de violência, ocorre em Ourinhos com índices significativamente baixos e tendência de queda, segundo os PMs. Até homicídios, a cidade ficou sem registrá-los por mais de 8 meses.

 

DEZEMBRO - Os PMs manifestaram disposição para estarem cada vez mais perto do comércio, através da representação da ACE, objetivando alcançar maior efetividade em sua missão de preservar a segurança comunitária. Neste mês de dezembro, por exemplo, em que as lojas ficarão abertas até as 22 horas nos dias de semana, a partir do dia 10, a PM pretende intensificar o número de rondas na zona comercial e no chamado centro expandido. “Conhecemos o modus operandi dos meliantes nesse período de compras natalinas. Trocando informações com a ACE, nosso trabalho certamente será otimizado”, avaliou o Tenente Coronel Botega. Por solicitação da PM, a ACE forneceu o calendário especial de Natal e dados que poderão ser úteis ao patrulhamento preventivo.

 

PREVENÇÃO - Os comandantes da PM também se colocaram à disposição para oferecer orientações aos comerciantes de modo a prevenir ações criminosas, sobretudo furtos às lojas quando estão fechadas, o que, segundo eles, é a modalidade mais comum. De acordo com o Capitão Viol, uma das formas de furto é a tentativa do ladrão de adentrar aos estabelecimentos no período da noite pelos fundos, para que se tenha tempo para agir no interior da loja sem ser percebido. “Com base nas normas e também nas estatísticas que possuímos, podemos orientar os empresários para que eles revejam seus sistemas de segurança”, propôs.

 

ATIVIDADE DELEGADA - Outro fator que irá colaborar com a segurança neste final de ano é a Atividade Delegada, que desde outubro, através de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Batalhão da PM, voltou a funcionar. Nesse formato, policiais realizam rondas extras em horários de folga, com remuneração paga pela Prefeitura. “É uma forma que tem se mostrado eficaz para potencializar as ações do atual contingente”, avalia Viol.

 


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

  • CDC

PARCEIROS