Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

Senai apresentou modelo de Indústria 4.0 em Ourinhos

Aproveitando a agenda de reunião do Conselho Consultivo regional da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), marcada para quarta-feira, 20, na unidade do SENAI de Ourinhos, dezenas de representantes de indústrias da região participaram de uma apresentação do conceito da chamada “Indústria 4.0”. Mais que isso, o presidente da FIESP, Paulo Skaf, enviou uma unidade móvel com equipamentos e softwares para demonstrar na prática o que já é realidade em muitas indústrias paulistas.

O evento foi aberto pelo diretor regional da FIESP, empresário e engenheiro de Produção, Robson Martuchi. Segundo ele, esse evento da Indústria 4.0 foi só o primeiro na área de tecnologia e inovação que a entidade pretende promover na região. “As mudanças estão ocorrendo de forma muito rápida e nossa cidade e nossa região precisam estar bem atualizadas sobre todas as possiblidades que podem gerar diferencial competitivo para nossas indústrias e até mesmo sua sobrevivência nesse novo mundo que já estamos vivendo”, declarou em entrevista, Robson Martuchi.

A fala de Martuchi foi reforçada pelos novos diretores do SENAI e SESI, há dois meses na cidade, Willson José Chiari (Ourinhos e Santa Cruz) e Luciana Reguera Ventola Nabarro, respectivamente. Também prestigiaram a apresentação os membros do Conselho Consultivo regional da FIESP, o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Diógenes Corrêa Leite, e o presidente da Associação das Indústrias de Ourinhos e Região (AIOR), Edenilson Natale, além do diretor municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente do Sincomércio, Fred Corrêa Leite, e o agente de relações institucionais FIESP/CIESP na região, Eduardo Chesine. Indústrias como Tecnal, Santa Massa, Special Dog, Solito, Aliance, Arosco, Todos Parati, entre outras, enviaram seus representantes da área técnica e algumas seus próprios diretores.

Todos os participantes puderam visitar in loco a nova unidade móvel 4.0 do SENAI, uma das 74 que circulam por todo o Estado de São Paulo, uma para cada área específica da indústria de transformação. “Não devemos dizer ‘isso não é pra mim’”, afirmou Clemenson Carlos, instrutor de Formação Profissional na Unidade Móvel, Automação e Indústria 4.0, alertando que daqui pra frente as mudanças tecnológicas serão tão profundas e rápidas que em 2 ou 3 anos será possível ficar totalmente desatualizada e fora do mercado, no caso das indústrias que não acompanharem as inovações em curso.

 

INDÚSTRIA 4.0 - A unidade móvel 4.0 do SENAI, inaugurada em outubro do ano passado e pela 1ª vez na região, conta com tecnologias de última geração, como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Técnicas de Manufatura Aditiva: Prototipagem e Impressão 3D, Redes Industriais aplicadas à Indústria 4.0, Robótica Avançada, Sensoriamento, Análise de Dados, Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem.

 

 



<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

  • CDC

PARCEIROS