Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

SONHOS PARA 2019 SONHAR É PRECISO MAS COM OBJETIVOS E METAS!

Por Professor Valdir Barbosa (*)

“Se você não sabe para aonde quer ir, qualquer caminho serve”

(Alice no País das Maravilhas)

 

"Neste início de ano de 2.019 acontece conosco um fenômeno recorrente, em que emergem em nossa mente muitas ideias, desejos e sonhos. Na busca desses nossos sonhos, idealizamos muitos planos e projetos para que eles se realizem com sucesso; mas muitos se rendem ao medo diante das incertezas e dos desafios. Nesse afã impulsivo, vai gerando muita ansiedade, e acabamos procrastinando, perdendo o foco e o entusiasmo para realizá-lo; e assim, neste contexto instável acabamos desistindo e deixando de sonhar. Nosso destino é moldado por escolhas e decisões. Estabelecer objetivos e metas são apenas o início de uma longa jornada em busca da realização dos sonhos, mas é o impulso (start) fundamental para dar a partida para realiza-los.

Um método pragmático de alcançar esses sonhos e realiza-los é traçar objetivos e metas com um planejamento pragmático. Neste método, o objetivo é um propósito com a intenção de um alvo, um norte, ou seja, aquilo que se pretende alcançar ou realizar. Faça um exercício agora, escreva o seu objetivo numa frase com um verbo de ação fornecendo uma direção, respondendo a pergunta: “Como?” relacionando a um propósito pessoal ou profissional. O objetivo é descrito sempre numa frase.

A meta é um objetivo em termos quantitativos (numéricos) com um prazo menor, sempre relacionado com um tempo cronológico (data). A meta vai precisar de um plano de ação para se colocar em prática respondendo as seguintes perguntas: “Quando?” e “Quanto?”. A meta é uma posição visualizada no tempo do futuro, mas lembre-se, é preciso sempre colocar uma data para se ter um alvo como referência. A meta precisa ser mensurada (medida), pois você só consegue gerenciar aquilo que é medido.

Com objetivos e metas idealizados, você vai saber aonde vai, e caminhando, aproveite as possibilidades e oportunidades, mantenha sempre o foco, com uma atenção plena, seja otimista e vivencie os momentos com prazer e alegria, e se tiver dificuldades, lembre-se do Pai Celestial. Sonhar é preciso; mas viver é Divino!"

*Empreendedor, Coach Pessoal e Profissional, Psicólogo/Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia (Unesp), Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Extensão Universitária(Unesp) em Arqueologia do Capitalismo, Pós-graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

  • CDC

PARCEIROS