29 Nov 2021 | HRS

Boa Vista dá dicas para aumentar o fluxo de clientes em lojas de varejo


Chapéu: ACE OURINHOS

 

Boa Vista dá dicas para aumentar o fluxo de clientes em lojas de varejo

 

 Quando o empresário entende que precisa proporcionar experiências agradáveis ao consumidor, ele vai converter essas visitas em vendas", destaca Presidente da ACE Ourinhos

 

Quem possui ou trabalha em comércio sabe bem a importância de criar estratégias para constantemente aumentar o fluxo de clientes na loja. A Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE Ourinhos), através da sua parceira Boa Vista SCPC traz dicas para essa tarefa que foi tão prejudicada nos últimos anos devido às transformações ocasionadas pelo Covid-19. 

Segundo a Boa Vista, o perfil dos consumidores tem mudado. Exigentes não apenas em relação aos produtos e serviços, atualmente o que se vê são potenciais consumidores cada vez mais ativos nas redes sociais. Eles pesquisam sobre os locais, valores, compartilham experiências e feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, e, acima de tudo, buscam empresas que valorizam os clientes e se dedicam para encantá-los através do seu atendimento. 

"Quando o empresário entende que precisa proporcionar experiências agradáveis ao consumidor, ele vai converter essas visitas em vendas. Entender os comportamentos, desejos e as ações do cliente dentro do estabelecimento comercial é fundamental para manter e expandir o negócio", destacou o presidente de ACE Ourinhos, Robson Martuchi. 

 

Mas, afinal, o que é fluxo de clientes? 

 

Fluxo de clientes é o percurso que o consumidor faz, seja de forma física ou virtual, até concluir a compra em seu estabelecimento. Ele é composto por pontos que vão desde a disposição dos produtos até a qualidade do atendimento prestado no local. 

Quando as vendas são realizadas via internet, os dados desse trajeto que o consumidor faz são coletados durante a interação do usuário no site ou demais meios de comunicação, fazendo com  que a empresa tenha acesso a todo o fluxo de comportamento do consumidor. Já quando se trata das lojas físicas, mesmo que o processo seja diferente, também é possível identificar esse caminho. 

 

Por que é importante compreender o fluxo de clientes? 

 

Quando um cliente entra na sua loja, na maioria das vezes ele já tem em mente o que gostaria. Todavia, é comum que além de adquirir esse item, o consumidor acabe escolhendo e comprando outros produtos e serviços além daquele inicialmente procurado. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como preços atrativos, promoções, atendimento ágil e eficaz, entre outros. Ou seja, isso não é obra do acaso, mas sim consequência de se aprender e saber oferecer o que aquele cliente almeja. 

 

Como aumentar o número de clientes? 

 

Para aumentar o número de clientes é primordial que o seu negócio não utilize os preços para conquistar novos consumidores. É claro que os valores dos seus produtos e serviços influenciam na escolha, mas é preciso se empenhar para que a personalidade do seu negócio seja diferenciada e se destaque em meio a tantos concorrentes. Nunca esqueça que se o seu diferencial for somente o preço, alguém poderá fazer mais barato em algum momento e você acabará perdendo espaço. Além disso, é fundamental investir em pesquisas para descobrir qual o seu público-alvo, comportamento e vontades deles. 

Outro ponto importante é estabelecer uma relação de proximidade com os clientes antigos. Não é porque você tem como objetivo conquistar novos públicos que pode se dar ao luxo de esquecer aqueles que já confiam no seu negócio. Logo, pense em estratégias e novidades para seguir fidelizando esses consumidores. 

Lembre-se:conquistar novos consumidores é mais caro do que fidelizar e manter os que a sua empresa já possui. 

 

Como fazer os clientes entrarem na loja?  

 

Para que isso aconteça é essencial que você conheça bem o seu público-alvo e invista em estratégias que chamem a atenção desse consumidor, como promoções, ofertas, descontos atrativos, brindes e condições de pagamento diferenciadas. Esse é o momento em que a criatividade precisa reinar.  

É importante salientar também a relevância que a vitrine da sua loja tem nesse processo. Lembre-se, assim como a roupa que vestimos, os acessórios que usamos, e tudo que compõe a nossa aparência transmite uma mensagem, igualmente ocorre no seu mostruário. 

 

DICAS FINAIS:

 

Entenda seu perfil de consumidores; 

 

Seja criativo; 

 

Inove; 

 

Ouse; 

 

Invista no design da vitrine; 

 

Aproveite as datas comemorativas; 

 

Alterne os produtos expostos frequentemente; 

 

Mantenha seu mostruário sempre bem iluminado. 

 

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