Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

Demanda por crédito do consumidor aumenta 6,8% somente em junho

ECONOMIA

Demanda por crédito do consumidor

aumenta 6,8% somente em junho

 

O índice representou a recuperação de toda a queda registrada

 no acumulado de 12 meses, que chegou a 6,3%

 

 

 

“A economia parece ter vida própria mesmo, impulsionada pelos consumidores e pela obstinação dos empresários em retomar a normalidade, mesmo ainda em meio aos efeitos devastadores da pandemia para o comércio”, analisou Robson Martuchi, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) e diretor regional da FIESP/SESI/SENAI.

A fala do presidente da ACE se refere à divulgação pela Boa Vista SCPC de que o índice de demanda por crédito pelo consumidor subiu 6,8% no último mês de junho na comparação com maio, já descontadas as influências sazonais, segundo dados nacionais. Nos 12 meses anteriores, a queda tinha sido de 6,3%.

No acumulado do ano, o indicador caiu 15,4% contra o mesmo período do ano passado. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o segmento Financeiro ainda segue no campo negativo com retração de 0,7% em 12 meses, enquanto o Não Financeiro registrou queda de 10,2%, mantida a base de comparação.

Apesar do bom desempenho em junho, o indicador ainda segue bastante fragilizado e sem uma tendência clara sobre seu ritmo de recuperação. O resultado do mês foi influenciado pelos dois segmentos, com destaque para o avanço no setor Financeiro após apontar três quedas mensais consecutivas. “Ademais, dado que a pior fase das adversidades provocadas pela pandemia do novo coronavírus foi entre março e maio, espera-se uma melhora nas perspectivas sobre o consumo e o mercado de trabalho nos próximos meses, fatores que podem afetar positivamente a demanda por crédito nesse período”, afirmou Robson Martuchi.


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

PARCEIROS