26 Jul 2019 | HRS

ECONOMIA: Pesquisa Boa Vista/SCPC indica que maiores investimentos virão do comércio


Diferentemente do 1º trimestre de 2019, quando a Indústria (71%) registrou maior otimismo em novos investimentos ao longo do ano, no 2º trimestre foi o Comércio (53%) que se mostrou mais otimista quando questionado se pretende investir no próprio negócio. Serviços (49%) e Indústria (44%) vieram na sequência, respectivamente. A constatação foi feita pela Pesquisa Perspectiva Empresarial feita pela Boa Vista SCPC, parceira da ACE Ourinhos, com cerca de mil empresários, em todo o país.

Ao comparar os tipos de investimentos, a pesquisa constatou que "Tecnologia" supera "Pessoal e Força de Trabalho" e "Novos Produtos e Serviços", de um modo geral. Já quando comparados os investimentos por setor, "Tecnologia" parece ser prioridade para o Comércio que registrou um aumento de 7 pontos percentuais.

Na Indústria, investir em "Tecnologia" se manteve similar entre os trimestres. E em Serviços, apesar do investimento ser maior em "Tecnologia" no 2º trimestre, o setor registrou queda se comparado ao 1º trimestre. 

A busca por crédito também aumentou na comparação entre o 1º e o 2º trimestre de 2019,  principalmente na Indústria com aumento de 18 pontos percentuais. Mas o Comércio também demonstrou maior intenção (de 44% para 48%). A exceção é o setor de Serviços, que registrou uma queda de 40% para 33% entre os que demonstraram interesse de demandar crédito no decorrer do ano.

 

Otimismo do comércio

A intenção de investir está ligada ao desempenho do setor. O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, cresceu 1,3% em junho deste ano na comparação com maio, já descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados apurados pela Boa Vista SCPC.

A liberação dos recursos de contas ativas e inativas do FGTS também deve trazer uma nova injeção de ânimo para o comércio e reverter a trajetória de desaceleração das vendas observada desde o ano passado.

Este é o momento ideal para investir em atrativos que chamam a atenção dos consumidores e também para incentivar a população a comprar nas lojas da cidade. Estratégias, como decoração das vitrines com variadas opções de presentes, promoções e descontos para facilitar o pagamento alusivos à data, devem proporcionar ao consumidor bons atrativos para as compras e potencializar as vendas. 

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