08 Fev 2021 | HRS

Empreendedores na expectativa por apresentação e votação de projeto de lei hoje na Câmara


Empreendedores na expectativa por apresentação e votação de projeto de lei hoje na Câmara


Autor do projeto, vereador Gil Carvalho, segue projetos já aprovados em Marília e Bauru


A primeira sessão ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Ourinhos, nesta segunda-feira, 8,  poderá ter apresentado e votado um projeto de lei bastante esperado por todos os empreendedores ourinhenses. De autoria do vereador de primeiro mandato, Gil Carvalho, o projeto está nos mesmos moldes de projetos que viraram lei em Marília e Bauru. Ele propõe que o município inclua uma série de atividades econômicas dentro do conceito de atividade essencial. Até mesmo algumas atividades que sofrem restrição na atual fase laranja poderiam funcionar se o projeto for aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Lucas Pocay.

O vereador Gil Carvalho, em recente reunião na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE) com o presidente Robson Martuchi, manifestou seu entendimento de que o comércio de maneira geral é um ambiente controlado, capaz de cumprir com os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 sem ter que interromper suas atividades. Se o projeto for aprovado, será a primeira vez que a Câmara de Ourinhos fará alguma proposição para auxiliar os empreendedores do município.

A ACE tem defendido ao longo de todo o período de quarentena o isolamento vertical, com as pessoas em boas condições de saúde trabalhando e aquelas com compõem grupos de risco em casa. Para Robson Martuchi, houve avanços nas últimas semanas a partir da inclusão de representantes da atividade econômica no Comitê Gestor contra a Covid-19 e o apoio da própria Prefeitura. Segundo ele, faltava essa aproximação com a Câmara para que a cidade pudesse contar com todas as suas forças vivas a favor da retomada da economia. “A união me parece o melhor caminho para que Ourinhos combata esse vírus e, ao mesmo tempo, promova um esforço conjunto para o enfrentamento eficiente dos efeitos colaterais que a pandemia causou em nossa economia”, aposta Robson Martuchi.

Além do comércio em geral, o projeto 01/2021 de autoria do vereador Gil Carvalho consideraria essencial outras atividades, como academias, salões de beleza, food truck, escritórios em geral, shopping, buffet, entre outras. Para ser votado em regime de urgência ele precisa da assinatura de 5 vereadores. Para ser aprovado e encaminhado à sanção do prefeito, necessita de 8 votos favoráveis.

“Estamos otimistas quanto a votação em regime de urgência, a força produtiva ourinhense precisa muito de mais essa arma para enfrentar tanto essa fase laranja quanto qualquer outro retrocesso na flexibilização da quarentena”, afirmou o presidente da ACE, Robson Martuchi.

Voltar