04 Abr 2018 | HRS

Marketing digital muda forma de se fazer publicidade e comprar produtos e serviços.


Era um sábado à noite, Milena Soares, moradora de Ourinhos, em companhia de sua filha de 5 anos, no conforto do seu sofá, estava à procura de um fast food pela internet para realizar um pedido. A opção naquele momento era esfirra e a primeira atitude foi procurar um site ou página no Facebook da esfirraria até então preferida, mas, para sua surpresa, nenhuma informação foi encontrada.

As buscas por produtos e serviços através da internet são uma realidade há algum tempo. Além de economizar tempo e ser prático, as pessoas estão cada vez mais recorrendo ao ambiente online para resolver todas as suas necessidades de informação, entretenimento e consumo.

O movimento que já era forte através dos desktops, notebooks e tablets, com a proliferação dos celulares smartphones fez o acesso e uso da internet crescer de forma exponencial no mundo e, claro, no dia a dia dos brasileiros também. Uma pesquisa nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que, em 2016, a internet estava presente em 63,6% dos lares e em 94,8% deles havia celulares sendo usados para se conectar à rede.

“Percebemos que as empresas ourinhenses, de maneira geral, estão cada vez mais presentes na internet. De nossa parte, procuramos também atualizar nossa entidade assim como ajudar nossos associados a se desenvolverem nesse campo”, afirma Diógenes Corrêa Leite, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos.

FORD - Esse avanço digital trouxe inúmeras mudanças nas relações de consumo e também na comunicação publicitária. Nesse sentido, as empresas estão buscando espaço e conhecimento, como ressalta Thiago Galhardo, gerente de vendas da Ford Marauto - Grupo Nogueira Lins de Ourinhos. “O mercado hoje ficou muito dinâmico, muda constantemente, e precisamos estar sempre atualizando as nossas informações e nossos conhecimentos. O marketing digital é parte disso e está aí para nos ajudar com toda essa mudança", afirma. 

Isso ocorre em todos os segmentos de comércio e prestação de serviços. Nossa personagem, Milena, ressalta que mesmo diante de um simples pedido de algo para comer, o consumidor recorre à internet e às redes sociais para ter mais informações que auxiliem sua escolha: "Como não achei nenhuma página no face, liguei pra eles e pedi um cardápio online, que poderia ser enviado pelo Whatsapp, mas como eles também não tinham, acabei optando por outra lanchonete disponível na internet", conta Milena.

TOLDOS PARATI - Segundo a AdWeek, publicação semanal do comércio, negócios e publicidade norte-americana, mais de um terço dos diretores de marketing daquele país acredita que as mídias digitais absorverão 75% dos investimentos em publicidade nos próximos 5 anos. As atividades do chamado marketing digital podem incluir desde anúncios em redes sociais e mecanismos de busca, uso de banners, e-mails, estreitamento no relacionamento com clientes, informações sobre os produtos oferecidos e serviços prestados, promoções, até o fortalecimento de marca.  

Para o empresário Jefferson Martuchi, diretor da indústria Toldos Parati, "as redes sociais são hoje, penso eu, a forma mais utilizada por consumidores que buscam conhecimento sobre produtos e benefícios. Se você não estiver presente no ambiente online, sua marca poderá cair no esquecimento. Se falando em marketing, toda empresa precisa estar antenada nas possibilidades de divulgar sua marca e seus produtos. Penso que o marketing digital é a bola da vez. É necessário utilizar isso a nosso favor", aposta o empresário. A Toldos Parati está entre as empresas que até há alguns anos atrás investia verbas significativas em anúncios de lista telefônica, trocando esse tipo de comunicação impressa pela digital.

Através de uma boa exploração dessa nova ferramenta, é possível manter o diálogo aberto com os consumidores e potenciais clientes, permitindo a oferta de produtos e serviços alinhados à demanda. "Acredito que nós, enquanto empresa, devemos estar próximos de nossos clientes. Usamos muito o marketing digital para ajudar nesse relacionamento. Não usamos o marketing digital só para as vendas, como também para manter potenciais clientes informados sobre nossos produtos e diferenciais", finaliza.

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