04 Dez 2020 | HRS

Mercado on-line bate recorde de vendas e gera preocupação sobre manutenção de empregos


Mercado on-line bate recorde de vendas e gera preocupação sobre manutenção de empregos

Black Friday superou expectativa de vendas on-line em 2020. ACE Ourinhos alerta sobre importância de investir no comércio digital e manter consumo também em lojas físicas. 


O ano de 2020 está sendo duramente afetado pela pandemia mundial do Novo Coronavírus e por grandes transformações na economia. Com um menor fluxo de pessoas nas ruas, aumento do desemprego e baixa nos faturamentos, o comércio em geral sofreu grandes perdas neste ano. Contudo, a última sexta-feira (27) contou com uma alta nas vendas devido à Black Friday, data marcada por grandes descontos.

De acordo com um monitoramento realizado pela Neotrust/Compre&Confie, até o início da tarde da Black Friday, quase 5 milhões de pedidos já tinham sido fechados através de e-commerces, resultando em um faturamento de mais de 3,14 bilhões de reais. Os itens mais comprados são de moda, beleza, perfumaria, itens para casa e entretenimento. A média de valor de cada compra foi de R$660,13. Os Correios também registraram um recorde histórico com 2,2 milhões de postagens em um único dia.

Com o aumento das compras nas lojas on-line, as lojas físicas têm diminuído suas vendas. De acordo com o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), Robson Martuchi, a entidade tem tomado providências para solucionar essa questão e garantir a manutenção dos empregos. "Se todo mundo migrar para as compras apenas no digital, os empregos no comércio físico correm o risco de diminuir. E isso não é bom. A ACE trabalha no sentido de fazer com que as lojas físicas fiquem o maior tempo possível abertas, com a finalidade de trazer comodidade aos nossos consumidores e, ao mesmo tempo, segurança, seguindo todos os protocolos exigidos para evitar o contágio pelo vírus da COVID-19 e evitar aglomerações. O lojista tem a liberdade de combinar com seus funcionários em quais dias e horários vão trabalhar dentro de todas as opções de abertura proposta", informou.
“Outro ponto importante a ser analisado é o déficit de empregos do comércio no Brasil, que segundo a Caged/Ministério do Trabalho, marcou negativo ainda em - 231,245 mil, em Outubro de 2020. Enquanto a Indústria, Agropecuária e Construção civil já se recuperaram e cresceram. Nossa intenção é sempre proporcionar oportunidades e ações que favoreçam a empregabilidade para população de Ourinhos”. Destacou o Presidente.

Ainda segundo Robson, a ACE também incentiva os comerciantes de Ourinhos a investirem no mundo digital. "O crescimento do comércio on-line é inevitável e muito benéfico, se feito da maneira correta. A ACE vem trabalhando para colocar as lojas de Ourinhos no mercado digital através do marketplace https://www.ourinhos365.com.br/ e do Aplicativo "ACE Ourinhos", disponível para download na Apple Store (IOS) e na Play Store (Android). São formas de manter as lojas físicas e potencializar as vendas aumentando o alcance e os lucros", concluiu Robson. 

Confira abaixo os horários de funcionamento do comércio para o mês de dezembro e início de janeiro:

DEZEMBRO/2020
Dias 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 28, 29 e 30 – das 9h às 18h (segunda a sexta feira).
Dias 14, 15, 16, 17, 18, 21, 22 e 23 – das 9h às 22h (segunda a sexta feira).
Dia 13 (Feriado Municipal Aniversário de Ourinhos) - das 9h às 17 h (domingo).
Dia 20 (domingo) – das 9h às 17 h
Dias 5, 12 e 19 – das 9h às 17h (sábados).
Dia 24 (Véspera De Natal) – das 9h às 14h (quinta feira).
Dia 26 - das 9h às 13h (sábado).
Dia 31 (Véspera De Ano Novo) – das 9h às 14h (quinta feira).
Dia 25 (Natal) – Comércio fechado.
Dias 6 e 27 (Domingos) – Comércio fechado.

JANEIRO 2021
Dia 1º (Ano Novo) - Comércio fechado
Dia 2 – das 9h às 13h (sábado)

tags: #blackfriday #mercadoonline #siteonline #desemprego #comércio

Voltar