06 Nov 2018 | HRS

O PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI por Professor Valdir Barbosa


Vivemos um momento sui generis e inédito na história da humanidade, com mudanças cíclicas de grandes impactos na raça humana. Mudamos de século, de milênio e de era, concomitante com mudanças e quebras de paradigmas. Estamos transitando da Era Industrial para a Era do Conhecimento, concomitante da Era Analógica para Era Digital. Dentro desse novo cenário paradigmático, faz-se necessário acompanhar essas impactantes mudanças e configurar seu portfólio profissional, e também se alinhar, e estar em consonância com o novo paradigma em vigor, com criatividade e inovação, para assim, atingir o sucesso com competência e sustentabilidade.

No atual mundo contemporâneo, somente o conhecimento tácito da experiência profissional não atende e nem responde mais as novas demandas do mercado mundial consumidor. Com o advento de novas e altas tecnologias (high tech), automação, controles de qualidades com padrão ISO-9000 e novos modelos de gestão, impactaram e mudaram o paradigma da indústria e comércio e consequentemente o perfil do profissional do Século XXI.

Considerando este complexo escopo transformacional, é emergente e necessário um investimento em qualificação e capacitação profissional do conhecimento teórico, técnico, e operacional na busca da competência e excelência profissional. Com a globalização, o mercado de trabalho se tornou mais competitivo, seletivo e exigente, necessitando assim do trabalhador o desenvolvimento de novas habilidades técnicas, conceituais e comportamentais, para inovar e garantir o sucesso do empreendimento.

O mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, sejam eles novatos ou experientes. O fato é que este mesmo mercado tem mudado em várias de suas características: quanto ao tamanho, distribuição geográfica, surgimento, diminuição ou até mesmo desaparecimento de algumas profissões. Diante desse novo cenário globalizado e conectado, tornam-se emergentes a necessidade de adaptação e a absorção de novas competências da tríade: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (C.H.A), para atuar nas demandas dos novos modos de inovação e produção com a implantação atualmente da “Manufatura Avançada” no Brasil, concomitante com as mudanças de status quo com advento da implacável Quarta Revolução Industrial.

 

LEITURA DO ATUAL MERCADO DE TRABALHO GLOBALIZADO:

Cenários= Tecnologias High-Tech; Conectividade; Competitividade; Velocidade; Produtividade e Consumismo.

Tendências= Empreendedorismo; Sustentabilidade e Inovação.

Portanto, o perfil do profissional do século XXI deve possuir múltiplas características, entre elas, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, pró-atividade, liderança, comunicação, assertividade, criatividade e cultura, mas não se trata de buscar profissionais supra-humanos, sendo que essa condição “hiper-laboral” vai acarretar um nível elevado de estresse patológico. Trata-se, apenas, de reconhecer seus potenciais e limitações, e a partir daí, de forma planejada e sistemática, buscar o autodesenvolvimento com qualificação e capacitação profissional, para assim, atingir níveis de alta performance com excelência.

Por Prof.Empreendedor, Psicólogo/Título de Especialista em Psicologia Escolar-Educacional; Licenciado em Pedagogia e Geografia(Unesp), Professor em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, Formação de Consultor em Gestão da Qualidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Extensão Universitária de Arqueologia do Capitalismo, Pós-Graduado em Gestão Escolar e Palestrante Motivacional.                           

Voltar