21 Set 2020 | HRS

Vendas online representam oportunidade para o comércio de Ourinhos, segundo pesquisa


PESQUISA ESTATÍSTICA

Vendas online representam oportunidade para o comércio de Ourinhos, segundo pesquisa

 

Levantamento estatístico feito pela ACE Ourinhos no início do mês confirma novo filão de vendas para comerciantes locais até dezembro deste ano

 

 

 

A pesquisa estatística realizada por iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) junto ao público consumidor de Ourinhos revela que há forte tendência de preferência pelo formato de compra através de meios digitais, como redes sociais e sites e-commerce. Em duas questões dirigidas aos entrevistados, mais de 50% afirmaram que evitaram e pretendem evitar a compra diretamente nas lojas físicas enquanto houver indícios da pandemia do novo coronavírus.

O presidente da ACE, Robson Martuchi, avalia que esse dado revelado pela pesquisa sugere que existe uma oportunidade real de crescimento econômico para os empresários ourinhenses impulsionada pelo comércio eletrônico. “A aceleração da transformação digital das empresas e dos hábitos dos consumidores é inegável durante o período da pandemia. O que vemos agora, com os dados da nossa pesquisa, é que as vendas online não só representam uma alternativa para períodos restritivos de compras físicas, mas também uma excelente oportunidade para fazermos crescer o bolo da economia local com as empresas locais investindo em seus canais digitais”, acredita.

De acordo com Robson Martuchi, os relatos de empresas associadas que chegam até a ACE dão conta desse crescimento das vendas online. “Quem entrou de cabeça usando redes sociais, como Facebook, Instagram e Whatsapp, se deu bem”, revelou o presidente da ACE. Há casos, inclusive, de lojas do comércio de Ourinhos que passaram a vender seus produtos em grandes marketplaces nacionais e conseguiram bons resultados. A própria ACE lançará ainda neste mês o seu portal e-commerce denominado Ourinhos365. “Já temos mais de 10 lojas cadastradas para o lançamento, é um espaço a mais para nossos associados, e gratuito”, conta.

Outro aspecto para o qual o presidente da ACE chama a atenção, a partir da interpretação dos dados da pesquisa, é que o momento é interessante também para a ampliação dos canais de venda das lojas para o público das cidades da região, cujos consumidores já têm o hábito de comprar no município. “Imagine que se para o consumidor local já houve um aumento significativo das vendas online, para os clientes da região será ainda mais interessante”, avalia. Martuchi acrescenta que para isso é importante que as lojas locais organizem sua logística de entrega, considerando tanto a região do lado paulista quanto paranaense, que envolve um dos pedágios mais caros do país.

A pesquisa contratada pela ACE Ourinhos foi realizada nos dias 1 e 2 de setembro, na modalidade quantitativa, com amostra de 387 entrevistas, margem de erro de até 5% e intervalo de confiança de 95%.

Voltar