Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

ACE faz balanço das ações realizadas em 2020

ACE faz balanço das ações realizadas em 2020

 

Entre as ações, predominaram as de apoio ao comércio, entidades e população que necessitaram de auxílio para enfrentar o período mais agudo da pandemia

 

O ano que parecia não mais acabar, vai cumprindo seus últimos dias e fatos. O ano de 2020 entra para a história com um ano difícil para todos, indistintamente. A solidariedade e a participação foram tônicas desse período conturbado. No enfoque de comerciantes, entidades assistenciais e mesmo a população diretamente, a Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) foi decisiva em vários momentos. Das ações que colaboraram para a manutenção de empregos e empresas, até doação de agasalhos durante o inverno, a ACE se fez presente usando criatividade, tecnologia e a força do comércio local para sobreviver aos desafios gerados pela COVID-19.

De acordo com o Presidente da ACE e diretor regional da Federação das Indústrias dos Estado de São Paulo (FIESP), Robson Martuchi, o trabalho realizado pela ACE foi fundamental para a economia de Ourinhos. "Foi um grande desafio para todo mundo esse ano. Nós, como representantes da atividade econômica da cidade, temos que batalhar para que as pessoas continuem trabalhando. Emprego é vida. Tivemos diversas negociações com a Prefeitura de Ourinhos para que pudéssemos manter as empresas e os empregos", lembrou Martuchi.

Virado na Sorte

            Antes que o novo coronavírus se apresentasse aos ourinhenses, a ACE abriu o ano com a "Liquida Verão". Dentro da campanha “Virado na Sorte”, lançada em 2019, a promoção de janeiro ofereceu cupons para os consumidores concorrerem a 10 vales compra no valor de R$ 300,00 cada. Em março, foi realizada a promoção “Toda Diva”, em homenagem ao mês das mulheres, com a proposta de oferecer, durante a primeira quinzena do mês, descontos, facilidades e outras vantagens dedicadas exclusivamente ao público feminino. Também foram distribuídos cupons para concorrer a 10 vales compra no valor de R$ 300,00 cada.

Vem pra Rua - Com o objetivo de fortalecer ainda mais a campanha promocional anual realizada pela ACE e com o sucesso da campanha "Virado na Sorte", finalizada em março, a ACE chegou a lançar sua nova campanha com o tema “Vem Pra Rua”, para enaltecer e fortalecer o comércio de rua local. Ironia do destino, a campanha teve que mudar não só de tema, mas ser cancelada. Seriam dois carros sorteados no final do ano.

COVID-19 - A diretoria da ACE, acompanhando os cuidados em razão da pandemia do novo coronavírus, e, atendendo às recomendações das autoridades da Saúde no município, preparou um rol de orientações para suas empresas associadas, buscando adotar medidas práticas para conter a proliferação do vírus sem paralisar a economia da cidade.

            Em março foi lançado um informativo ilustrado para informar comerciantes, prestadores de serviço e industriais sobre como prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. A ACE também negociou por diversas vezes com o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, a abertura do comércio; reivindicou o direito de drive thru e delivery realizado pelas lojas; ofereceu dicas de marketing offline e digital aos comerciantes; pediu à Prefeitura Municipal de Ourinhos (PMO) a postergação e parcelamentos para pagamento de taxas municipais; adotou plano de retomada econômica elaborado pela FIESP; entrou com ação na Justiça do Estado pedindo a reabertura gradual do comércio de Ourinhos diante dos indicadores de controle da COVID-19 na cidade; e organizou testagem gratuita para o novo coronavírus para os funcionários do comércio em parceria com a Secretatia Municipal de Saúde.

Refeições - Entidades de Ourinhos e região receberam refeições gratuitas para distribuírem a famílias carentes, dentro de um programa assistencial criado pelo presidente da FIESP, Paulo Skaf, através do SESI-SP (Serviço Social da Indústria), que também preside. Foram 1.800 refeições por dia até dia 30 de maio, totalizando 36 mil refeições. "A Prefeitura colaborou cedendo escolas para as doações no horário do almoço. Vimos que as pessoas colaboraram. Nos esforçamos para suprir as necessidades das famílias carentes que mais sofreram com a crise da pandemia, e não permitir a paralisação das atividades econômicas, porque senão perderíamos tudo", rememorou Robson Martuchi.

Entre as ações, predominaram as de apoio ao comércio, entidades e população que necessitaram de auxílio para enfrentar o período mais agudo da pandemia

 

Campanha do Agasalho - A ACE lançou uma campanha publicitária para estimular as pessoas a doarem agasalhos e cobertores por conta do inverno. Com a dificuldade de receber agasalhos usados devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus, a ACE idealizou essa campanha que contou com maciça participação dos comerciantes locais. As doações foram feitas através das entidades assistenciais, que já possuíam seus beneficiários cadastrados. Em uma semana a entidade conseguiu comprar mais de mil cobertores novos.

"Esse ano foi marcado pela solidariedade. A situação ficou complicada no frio. As prefeituras tiveram dificuldades para realizar as tradicionais campanhas do agasalho e tivemos que atacar também nessa frente. Então, pedimos ajuda aos nossos parceiros e associados e recolhemos, em uma semana, doações para comprar mil cobertores novos. Por conta da pandemia não pudemos arrecadar cobertores usados", comentou Robson.

Inovação - A ACE também lançou duas novas plataformas digitais a fim de colaborar com a transformação digital do comércio de Ourinhos: um site e-commerce no formato marketplace (Ourinhos 365) e um aplicativo (ACE Ourinhos) que disponibiliza diversos serviços e informações relevantes sobre o comércio local e a cidade. O objetivo foi integrar os benefícios dessas plataformas às vantagens de se comprar em lojas físicas, gerando uma melhor experiência para os consumidores e aprimorando o relacionamento com clientes, conceito conhecido como omnichannel.

Apoio à Guarda Mirim - A Associação Mirim de Ourinhos e o Serviço de Integração de Meninas (AMO-SIM) recebeu apoio da ACE na busca de soluções para os graves problemas financeiros que afetaram a manutenção da entidade, a qual recruta, capacita e coloca no mercado de trabalho cerca de 800 adolescentes por ano. A ACE abraçou a causa e colaborou com o plano estratégico de recuperação financeira, apoiando no marketing e na comunicação.

Entre as medidas adotadas, a Zona Azul, que é a principal fonte de renda para o custeio da AMO-SIM, voltou a operar no controle das vagas de estacionamento localizadas na área central da cidade. Para atender a proibição legal de que menores não participassem da atividade em meio à pandemia, foram contratados 20 adultos em caráter temporário, dentre eles 6 colaboradores que já são funcionários da AMO-SIM.

Paralelamente, foi lançada com o apoio da ACE a campanha “Zona Azul Solidária”, que objetivou a promoção da arrecadação de recursos em caráter emergencial para cobrir o déficit acumulado pela AMO-SIM com a pandemia. A campanha estimulou a compra de talões de Zona Azul com 10 bilhetes cada, promovendo o valor normal de R$ 15 por talão. Na compra de 5 talões, o consumidor ganhava um grátis.

A ACE também comprou duas tendas novas para que o posto de atendimento ficasse próximo e em destaque para as motoristas que utilizam a Zona Azul.

Doação de sangue - A ACE promoveu uma ação para incentivar a população a doar sangue devido ao baixo estoque disponível no Banco de Sangue de Ourinhos. A cada doação, é possível salvar até quatro vidas, de acordo com a ACE.

Viva o Natal – Mesmo sem a campanha anual, a ACE ainda elaborou uma promoção alternativa denominada “Viva o Natal, como se fosse a primeira vez”. Ela sorteou R$ 11 mil em vales compra através do aplicativo da entidade (ACE Ourinhos), premiou a melhor casa decorada com motivos natalinos com um final de semana no Hotel Farol do Lago, em Piraju-SP, e também escolheu vídeos de crianças contendo mensagem para o “Papai Noel” sobre o que ela deseja para o mundo em 2021. O prêmio também foi um vale compras de R$ 1 mil.

            "Queremos agradecer a todos os comerciantes associados e aos ourinhenses de maneira geral por terem se empenhado e colaborado com a manutenção do comércio da nossa cidade. Também agradeço ao Prefeito Lucas Pocay por manter o diálogo com o comércio, mantendo-o aberto em boa parte da pandemia com todas as ações de prevenção à COVID-19. Esse ato permitiu a movimentação econômica da cidade e a manutenção dos empregos. O trabalho dá dignidade para as pessoas, permitindo que elas possam realizar os seus sonhos e manter suas famílias", concluiu Martuchi.

 

 

tags: #restrospectiva #2020 #aceourinhos, #doesangue #guardamirin, #vivaonatal #inovação , #campanhadoagasalho


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

Clique para ver a última edição

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO E CONVENÇÃO - GERAL 2023/2024

PARCEIROS