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Covid-19: ACE Ourinhos dá dicas de marketing para empresários e prestadores de serviços

Para colaborar com as empresas do comércio e prestação de serviços neste período de isolamento social, a Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) convidou o especialista em marketing Fernando Cavezale, diretor da Like Up Comunicação, para dar orientações sobre como criar soluções práticas e simples para enfrentar este momento.

"Entendemos que durante essa fase que estamos enfrentando, de pandemia pelo COVID-19, as empresas irão precisar se reinventar na maneira de comercializar seus produtos e serviços e como comunicá-los aos clientes. Estar online é ainda mais fundamental nesse momento, por isso preparamos algumas dicas capazes de trazer bons resultados ao comércio”, disse o presidente da ACE Ourinhos, Robson Martuchi. 

Fernando Cavezale é graduado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela UNESP/Bauru-SP, especializado em Marketing e Propaganda pela UNIFIL/Londrina-PR, entre outras capacitações na área; lecionou disciplinas de Marketing em cursos de graduação ou MBA das universidades UNOPAR, UNIFIO e UNIVEM; possui 30 anos de experiência no mercado publicitário.

Ao todo, são 11 dicas para superar a crise atual, através de novas ideias a respeito de como fazer negócio. Confira um resumo abaixo:

Dica 1 - Mesmo sem contato, busque a proximidade

O primeiro passo é conquistar ou reconquistar o contato com o cliente, respeitando as regras de isolamento social. De que forma é possível fazer isso? Usando os canais digitais, como site e redes sociais.

Dica 2 - Use sua base de dados para alavancar vendas online

O segundo passo é buscar o seu banco de dados ou cadastro de clientes e leads para entrar em contato com eles. Através dos canais que você possui, é possível apresentar produtos, propostas e ofertas para essas pessoas que já demonstraram interesse no seu negócio.

Dica 3 - Foque primeiramente na retenção de clientes

Antes de partir para vendas novas, pense que você tem um universo de pessoas na sua base de dados que já experimentaram ou conheceram o seu produto. A retenção e fidelização de clientes é o primeiro foco onde você deve concentrar as suas energias.

Dica 4 - Flexibilize suas operações e crie facilidades

Diante do objetivo de reter clientes, ofereça para o seu cliente que esteja pagando parcelas descontos, brindes, prorrogação de prazo ou qualquer outro tipo de flexibilidade. O importante é criar facilidades, isso irá soar bem ao seu cliente e facilitar na sua retenção.

Dica 5 - Eduque seu cliente e gere segurança

Demonstre conhecimento sobre o seu negócio e produto para orientar o seu cliente ou prospect. Com o isolamento social, a população está sofrendo com novas dores, ela está com problemas para se servir de algumas necessidades que você pode atender. Mas para isso precisa orientar o consumidor sobre como ele consegue ter acesso ao seu serviço. Através do delivery ou através de algum outro canal específico? Como ele deve proceder? Essa informação é básica.

Dica 6 - Aproveite o crescimento da audiência online

A audiência da Internet aumentou muito com o isolamento social e os seus canais digitais terão uma audiência bruta maior. Porém, você precisa ter relevância e conseguir apresentar o seu produto/serviço de maneira interessante para transformar essa audiência em vendas.

Dica 7 - Entenda o momento psicológico do seu cliente

É importante que agora você esteja atento ao estado psicológicos dos clientes. O isolamento social traz consigo carências e necessidades e você deve focar em entender quais são essas dores e de que maneira você pode atendê-las. A sua comunicação deve estar a serviço dessas necessidades.

Dica 8 - Gere valor para a sua marca ajudando as pessoas

Neste momento, mais do que nunca, as pessoas estão atentas à solidariedade verdadeira. Busque o sentido e o real valor do seu serviço para descobrir como você pode colaborar com as pessoas. Tudo o que você fizer nesse momento, certamente, será lembrado no futuro. Gere valor para conquistar mercado à médio e longo prazo.

Dica 9 - Mostre e assuma suas vulnerabilidades

Também é muito importante que você seja sincero sobre as dificuldades que o seu negócio está sofrendo, sem sentimentalismos ou sensacionalismos. O objetivo é humanizar o seu serviço, o que também irá facilitar a sua venda. 

Dica 10 - Revintente-se e tire aquelas ideias da gaveta

Certamente você tem ideias que não foram colocadas em prática. Essa é a hora de tirá-las do fundo da gaveta e de reinventar o seu negócio! Muitas inovações se dão em momentos de dificuldade.

Dica 11 -  Faça parcerias que agreguem valor neste momento

Através de parcerias você pode criar condições favoráveis para alavancar novos mercados e vendas. Busque parcerias que complementem o seu negócio. 

No vídeo, que tem duração aproximada de 8 minutos, Fernando Cavezale explica melhor cada dica. Segundo Robson, as empresas que necessitarem de mais ajuda com essas dicas, podem encaminhar e-mail diretamente ao consultor: Fernando.cavezale@agencialikeup.com.br.

 


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