Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

Empréstimo pessoal é a principal modalidade contratada via web, aponta pesquisa da Boa Vista

Para 69% dos entrevistados em uma pesquisa inédita da Boa Vista SCPC, feita com mais de 1.100 pessoas em todo o Brasil, o empréstimo pessoal é a principal modalidade contratada via aplicativos de bancos, financeiras e fintechs. Em segundo lugar ficou o consignado em folha de pagamento (14%), seguido do consignado dos servidores públicos (5%), financiamento de automóveis (5%), consignado atrelado ao INSS (3%), financiamento de imóvel/terreno e estudantil (2% cada) e empréstimo com garantia de veículo (1%).

Com a intenção de conhecer como os brasileiros se relacionam com as instituições financeiras e com as fintechs – empresas que oferecem serviços financeiros aliados à inovação e à tecnologia pela Internet –, a pesquisa também identificou os motivos que levam a contratação de determinados produtos pela Internet. Para 42%, pela conveniência de se fazer tudo online. Para 25%, por ser muito mais rápido. Para 13% por não precisar pedir diretamente ao gerente. Para 9% pela transparência (sabe o que irá pagar). Para 7% por apresentarem taxas menores e para 4% por evitar filas.

Quanto aos valores solicitados nestas contratações via web, a pesquisa constatou que as faixas variam entre R$ 500 e R$ 10 mil em 78% dos casos e, apenas para 36% os valores foram suficientes para realizar o que pretendiam com o empréstimo. Para 42% o valor disponibilizado atendeu em parte e, para 22% não atendeu. Ainda segundo a pesquisa, 27% dos consumidores buscam crédito nas fintechs para refinanciar outras dívidas; e outros 25% para o pagamento do cartão de crédito.

Especificamente sobre a obtenção de cartão de crédito, 42% disseram que já adquiriram cartão de crédito por meio de apps. Já 35% afirmam que recorrem às fintechs por ser mais conveniente. Outros 24% porque oferecem um processo de solicitação e efetivação da entrega mais rápido e menos burocrático. Os entrevistados apontaram ainda que o principal motivo de contratação do cartão de crédito em uma fintech é o de poder controlar melhor os gastos (16%), seguido da isenção de tarifas de anuidade (15%) e de poder comprar um bem ou serviço desejado (15%).

Quanto a investimentos, dos 11% dos consumidores que fazem uso de aplicativos para poupar, 59% utilizam os de fintechs. Destes, 28% optam por ser mais fácil e menos burocrático para contratar os seus serviços; 15% pela transparência de quanto irão pagar de taxa de administração e demais despesas. A objetividade nas explicações sobre as modalidades de investimentos (6%) e mais atenção e orientações sobre como e onde investir (6%) também foram mencionados.

No geral, 69% dos consumidores já passaram por dificuldades no momento de solicitar crédito, mesmo fazendo parte do grupo de bancarizados. Segundo a pesquisa, 91% possuem conta em banco, e destes, apenas ¼ deles não tiveram crédito negado em algum momento da vida. 50% dizem que já tiveram o crédito negado por bancos e 25% por alguma financeira.

O principal motivo de ter o crédito negado refere-se a estar com restrição no nome (inadimplente), para 65% dos respondentes. Em segundo lugar por não ter como comprovar a renda (16%), seguido por score baixo (11%).

Metodologia

A sondagem da Boa Vista SCPC sobre "Conhecimento e uso de serviços financeiros online e de fintechs" abrangeu 1.147 consumidores, entre 15 de setembro a 04 de outubro, de todas as regiões do país. Foi considerada a margem de erro de 2,9 p.p. (pontos percentuais) e grau de confiança de 95% para leitura dos resultados.

Fonte: BOA VISTA SCPC


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

Clique para ver a última edição

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO E CONVENÇÃO - GERAL 2023/2024

PARCEIROS