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PAPO DE EMPRESÁRIO - COMO SÃO SEUS COLABORADORES?

Se você é daqueles que olha para sua equipe de colaboradores e pensa “como eles são ruins”, me desculpe, na verdade ruim é você!
Exatamente isso, e nada mais! 
Se é você que contrata, você que escolhe, você que treina, como eles podem ser ruins? Só se o processo foi mal feito... e daí a culpa continua sendo sua!
Ou você é daqueles que não treina? Daqueles que acha que colaborador já vem pronto de fábrica... é só ligar que funciona.
Se você não treina porque acha que é perda de tempo e que depois de treinado seu colaborador vai embora... me desculpe novamente, você está em ramo errado. 
Contar com a sorte é pedir para perder. Não se esqueça que sorte é o resultado de muito esforço, trabalho e dedicação.
E não se esqueça de que o dono da caneta é você. Se você errou na contratação, troque por outro, e se necessário, outro. Você quem decide quem quer em sua equipe.
E tem o outro lado.
Se você não explica, não pode cobrar. Como exigir algo de alguém que não conhece as regras do jogo? 
Trabalhe com metas, bonifique os bons resultados, controle o desempenho constantemente. Só assim você vai obter produtividade e evitar a rotatividade de pessoal (Turnover em inglês).
Reter talentos, treinar e valorizar a equipe de colaboradores hoje não é só importante, é essencial. Estamos passando por momentos muito difíceis e por um período muito mais longo do que estávamos acostumados. 
Nestes momentos, para melhorar, é preciso entender que a equipe também faz parte da estrutura da empresa. Ela precisa saber o que está acontecendo, quais são as perspectivas e como sua empresa planeja passar por esses momentos.
E, principalmente, “tire a bunda da cadeira”. Não fique se lamentando e resmungando pelos cantos. Seja proativo, seja arrojado, afinal se você chegou até aqui, não foi se lamentando e resmungando. Foi trabalhando, e com certeza, com muito afinco e dedicação.
Seja tão profissional quanto você espera que seus colaboradores também sejam. Mais que palavras é preciso exemplos... e atitudes.
Então, porque parou? Parou por quê? Ser empresário é acreditar que dá para fazer melhor a cada dia, que dá para fazer diferente. E é esta força que seus colaboradores, seus clientes, seus fornecedores têm que sentir em você!
Está difícil? Claro que está! Mas do difícil ao impossível existe ainda uma grande distância. 
Se você quer mudar sua empresa, comece mudando você.
O resto virá por acréscimo.

 

Alexandre Mariani
Vice presidente ACE Ourinhos


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