Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

SAÚDE: Missa de Ação de Graças celebrou os 30 anos da UTI Infantil

Foi celebrada nesta segunda-feira, 13 de janeiro, uma missa em comemoração aos 30 anos da UTI Infantil da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos. Estiveram presentes ex-pacientes, profissionais e ex-diretores que contribuíram para que a unidade se transformasse em referência em seu segmento.

Durante a celebração, todos puderam conhecer um pouco mais sobre a história da Unidade de Terapia Intensiva Infantil, que se iniciou em 1989, com a chegada do médico intensivista Éder Carvalho Sousa, por indicação à diretoria do hospital do também pediatra José Luiz de Lima, cuja missão foi a de estruturar uma Unidade Médico-Hospitalar para prestar serviço de qualidade às crianças gravemente doentes, ajudando a consolidar Ourinhos como referência em assistência médica.

Na época, Ruben de Oliveira era o administrador da Santa Casa e o ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Diógenes Corrêa Leite, era da diretoria, os quais acolheram a ideia para que a UTI Infantil se tornasse uma realidade, inclusive, segundo eles, contra muitos interesses da época. Até então os bebês e crianças gravemente enfermos morriam ou eram, com muita dificuldade, removidos para centros médicos maiores. Os atendimentos começaram em 13 de janeiro de 1990, ainda de forma precária em 2 quartos adaptados, com poucos recursos tecnológicos, mas aos poucos a UTI Infantil foi se firmando e conquistando avanços e resultados.

Desde 1990, foram internados em torno de 7.200 pacientes, de prematuros a adolescentes de até 16 anos, sendo a maior parte recém nascidos. A maioria das crianças atendidas são de Ourinhos e região, mas já foram atendidos pacientes de mais de 60 cidades. A taxa de sobrevida é superior a 90%, o que indica sucesso terapêutico no tratamento das crianças. 

Em sua fala, o Éder Carvalho Sousa agradeceu a todos que se empenharam para que  Ourinhos contasse hoje com uma UTI Infantil que possui equipamentos mais desenvolvidos, estrutura hospitalar complexa e uma equipe capacitada e multidisciplinar. Entre os presentes estiveram o pediatra Ronaldo Canizela e a enfermeira aposentada Eliska Sedlak, que quando chegou ao auditório foi aplaudida em pé pelos presentes. “Devido ao trabalho de excelência, em 5 dos últimos 20 anos, Ourinhos obteve o menor índice de mortalidade infantil do estado de São Paulo, de acordo com dados oficiais do SEADE, e muito se deve à UTI Infantil”, contou.


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

Clique para ver a última edição

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO E CONVENÇÃO - GERAL 2023/2024

PARCEIROS